Como obter a certificação

As etapas do processo de certificação do SNQC-CP encontram-se descritas a seguir:

1) Enviar documentação para o Bureau de Certificação

Para dar início ao processo de certificação, o candidato deve enviar ao Bureau de Certificação, via correio, a seguinte documentação para análise:

  1. Formulário para Solicitação de Exame de Qualificação, Recertificação e Reexame devidamente preenchido e assinado;
  2. Código de Conduta e Ética preenchido e assinado;
  3. Atestado médico de acuidade visual devidamente preenchido, conforme formato definido pelo Sistema e dentro da validade de 3 meses;
  4. Termo de Responsabilidade preenchido e assinado;
  5. Cópia autenticada de carteira de identificação (RG, carteira de Conselho de Classe ou carteira nacional de habilitação);
  6. Cópia autenticada do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  7. Cópia autenticada do certificado de treinamento, conforme respectiva norma de qualificação;
  8. Cópia autenticada do comprovante de escolaridade (diploma, certificado de conclusão de curso ou carteira de Conselho de Classe). Não são aceitas declarações;
  9. 2 (duas) fotos 3×4 recentes;
  10. Cópia autenticada dos documentos comprobatórios da experiência profissional mínima exigida na respectiva norma de qualificação.

    Formas de comprovação da experiência profissional:

    Empregado: cópia autenticada da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas na empresa (CLT + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP)

    Autônomo: cópia autenticada do contrato de trabalho ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP)

    Empregado próprio: cópia autenticada do contrato social da empresa e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato social + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP)

    Endereço para envio da documentação:
    Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO
    A/C: SETOR DE CERTIFICAÇÃO
    Endereço: Avenida Venezuela, 27 / sala 420 – CEP: 20.081-311 – Rio de Janeiro – RJ

2) Pagamento

Após o envio e aprovação da documentação, o Bureau de Certificação encaminhará ao candidato boleto bancário para o pagamento do exame de qualificação. Consulte em Valores e Taxas os valores cobrados nos exames de qualificação. O boleto bancário será enviado preferencialmente por correio eletrônico (e-mail), podendo o candidato solicitar que o mesmo seja enviado para o seu endereço residencial ou comercial.

3) Agendar exame de qualificação

Após o pagamento do boleto bancário pelo candidato, o Bureau de Certificação agendará no CEQ solicitado a data de realização do exame de qualificação. O exame será agendado conforme disponibilidade do CEQ escolhido e número de candidatos inscritos para o CEQ. O Bureau de certificação enviará ao candidato comunicado por escrito com a data agendada para a realização dos exames.

4) Realizar exames teóricos e práticos

O candidato deve realizar os exames teóricos e práticos de qualificação definidos na respectiva norma de qualificação e norma ABRACO-001.

OBS:

  1. Os exames de qualificação são aplicados pelos Centros de Exames de Qualificação (CEQ) reconhecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.
  2. Antes da realização dos exames, recomenda-se que o candidato leia atentamente os documentos de instrução aos candidatos para o exame de qualificação de sua ocupação.
  3. O profissional reprovado no exame de qualificação pode solicitar a realização de até dois reexames, conforme norma ABRACO 001, devendo realizar o pagamento relacionado ao referido reexame. O prazo para conclusão do processo é de 12 meses, a partir da data de realização do primeiro exame.
  4. Os candidatos que forem executar os exames de qualificação no SEQUI-PETROBRAS devem consultar o documento da instituição com as Orientações Gerais SEQUI da Petrobras.

5) Emissão de certificado

Em caso de aprovação nos exames de qualificação, o Bureau de Certificação emitirá o certificado e a carteira de identificação do profissional, de modo a formalizar a certificação obtida pelo mesmo.