Recertificação

Antes do vencimento de sua certificação, o profissional deve requerer a sua recertificação, na qual deve completar com sucesso o processo por um dos métodos descritos abaixo:

a) Exame de Recertificação

O exame de recertificação consiste da realização de um exame simplificado que permite a verificação da atualização dos conhecimentos do profissional.

O profissional reprovado no exame de recertificação pode solicitar a realização de reexame, conforme norma ABRACO 001, devendo realizar o pagamento relacionado ao respectivo reexame.

Para solicitar os exames de recertificação, o profissional deve enviar ao Setor de Certificação, via correio, a seguinte documentação:

  1. Formulário de Solicitação de Recertificação (Exame ou Método de Crédito Estruturado) devidamente preenchido e assinado;
  2. Código de Conduta e Ética preenchido e assinado. Neste caso, o profissional ratifica sua concordância com as regras definidas pelo Sistema;
  3. Atestado médico de acuidade visual devidamente preenchido, conforme formato definido pelo Sistema e dentro da validade de 3 meses;
  4. Termo de Responsabilidade preenchido e assinado; e) 2 (duas) fotos 3×4 recentes;

OBS: Todos os documentos se encontram disponíveis na página “Documentos para Download”.

b) Método de Crédito Estruturado

O crédito estruturado é uma sistemática aplicada como alternativa ao exame de recertificação nas ocupações e níveis onde esta metodologia é prevista na respectiva norma de qualificação dos profissionais. Os critérios para aplicação da sistemática pelo método de crédito estruturado estão definidos no documento DC-003 (disponível no item “documentos para download”).

Entretanto, o profissional que realizar sua recertificação pelo método de crédito estruturado, obrigatoriamente deverá realizar o exame de recertificação em sua próxima recertificação.

OBS: Em relação ao crédito estruturado, o profissional que não atingir a pontuação mínima exigida no documento DC- 003 deverá se submeter aos respectivos exames de recertificação do SNQC-CP.