Curso INTENSIVO para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1


Próxima turma: 3 Jul 2017 — 7 Jul 2017
Carga Horária: 40 horas
Endereço: Av. Venezuela, 27. 4º andar - Centro - Rio de Janeiro
Ver no Google Maps

Público alvo: ex-alunos da ABRACO que já concluíram o Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1 e que não obtiveram a média final dentro dos requisitos estabelecidos pela ABRACO. Ex-alunos interessados em reciclar seus conhecimentos para as provas da qualificação.

Objetivos

Propiciar aos alunos que já frequentaram o Curso regular para Qualificação de Inspetor de Pintura Nível 1, e que não alcançaram a média mínima para aprovação na ABRACO, uma oportunidade de treinamento e de realização de novos exames de avaliação. Neste caso, os alunos que obtiverem a média mínima de 7,0 (sete) e além disso, não tirarem nota menor que 6,0 em nenhuma matéria receberão um certificado de aproveitamento e estarão em condições, desde que preencham os demais requisitos, de solicitar a sua inscrição para o exame de qualificação no SEQUI.

Pré-requisitos

a) Ter concluído o Curso Para Qualificação de Inspetor de Pintura Nível 1 na ABRACO com a apresentação do certificado de frequência ou aprovação que foi expedido;

b) Não ter feito nenhum Curso Intensivo anteriormente.

Programa

  • Revisão teórica
  • Conceituação de Pintura e Esquema
  • Constituintes de uma Tinta
  • Propriedades Fundamentais da Película
  • Mecanismo de Formação da Película
  • Principais Mecanismos de Proteção
  • Principais Veículos
  • Principais Pigmentos
  • Solventes e Diluentes
  • Principais Tintas
  • Preparação da Superfície para Pintura
  • Principais Métodos de Aplicação
  • Aplicação de Esquemas de Pintura
  • Esquemas de Pintura
  • Retoques em Esquemas de Pintura
  • Inspeção de Recebimento de Tintas
  • Falhas e Defeitos
  • Documentação do Sistema da Qualidade

Investimento

Sócios: R$ 1.400,00
Não-sócios: R$ 1.750,00
Inclui: coffee break, material didático e certificado.

Formas de pagamento

As inscrições só poderão ser pagas através de boletos bancários (até 3 vezes) ou cartão de crédito (até 7 vezes). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições. Os boletos ou o link para o pagamento por cartão de crédito somente será enviado para o candidato após o recebimento da documentação completa, pelo setor de cursos.

  • O resultado somente será enviado após o curso estar quitado
  • As vagas são limitadas (não reservamos vagas)

Boleto Bancário

Inscrições feitas até 28 de abril (somente para sócios) Inscrições feitas até 12 de maio Inscrições feitas de 13 de maio a 02 de junho Inscrições feitas a partir de 03 de junho

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

3º boleto: 60 dias

4º boleto: 90 dias

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

3º boleto: 60 dias

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

Boleto único: pagamento imediato

  • Desconto de 10% em pagamentos à vista no boleto bancário até o dia 24 de março de 2017.

Cartão de crédito

O pagamento através do cartão de crédito será realizado através do site Pag Seguro. O parcelamento poder ser feito em até 7 vezes, sendo cobrada uma taxa de juros de 2,99 % ao mês.

Passo a passo para inscrição

  1. Baixe a ficha de inscrição
  2. Preencha o pdf, imprima e assine na segunda página da ficha
  3. Envie a ficha com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e o certificado de frequência do Curso regular de Inspetor N1 da ABRACO para o seguinte e-mail: cursos@abraco.org.br

Se a ficha estiver preenchida corretamente, assinada e sua documentação completa, dependendo da disponibilidade de vagas, você receberá um e-mail no prazo de 2 (dois) dias, confirmando sua inscrição juntamente com: os respectivos boletos para pagamento, nas condições especificadas acima, ou orientações para o pagamento por cartão de crédito. Sua matrícula é confirmada após o pagamento.

ATENÇÃO: a ficha de inscrição está disponível no site da ABRACO, e deve ser preenchida, datada, assinada pelo aluno e enviada, juntamente com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de frequência do Curso regular de Inspetor N1 da ABRACO para o e-mail: cursos@abraco.org.br. A inscrição será feita somente com a apresentação de toda documentação solicitada.

Transferências

O aluno poderá solicitar transferência de turma (mediante envio do requerimento de transferência disponível no site) até o décimo dia que antecede o início do curso no qual está inscrito, mediante pagamento de taxa de 5% (cinco por cento) do valor total do curso. Em caso de pedido de transferência com prazo inferior a 10 (dez) dias do início do curso, será cobrada uma taxa de 10% (dez por cento) do valor total do curso. A transferência para outra turma dependerá da disponibilidade de vagas. O aluno terá o prazo de 6 meses para realizar o curso, a contar da data de início do curso de origem. Após este prazo será dado como desistência, não havendo reembolso do valor pago. Não será aceito pedido de transferência após o início do curso em que foi inscrito.

Cancelamento

As inscrições somente poderão ser canceladas com aviso prévio por escrito (mediante envio do requerimento de reembolso disponível no site), até o décimo dia que antecede o início do curso, e somente será devolvido o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor total pago. Em caso de pedido de cancelamento com prazo inferior a 10 (dez) dias do início do curso, será devolvido o equivalente a 60% do valor total pago. O reembolso será efetuado no prazo de 30 dias, a contar da data de solicitação. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago. Será considerado desistente o aluno que não comparecer a partir do primeiro dia de aula.

Informações gerais

O Curso Intensivo tem a duração de 5 (cinco) dias, sendo 4 (quatro) dias de aula e 1 (um) dia somente de provas, sem Aulas Práticas. O aluno para ser aprovado deverá obter média aritmética final igual ou superior a 7,0 (sete), além de apresentar nota igual ou superior a 6,0 (seis) em cada uma das matérias, além de ter tido 100% da frequência. O curso Intensivo só poderá ser feito uma única vez, ou seja, caso o aluno não seja aprovado no Intensivo, não poderá refazê-lo, deverá fazer Curso Para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial N1 (regular) novamente.

É reservado a ABRACO o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério da mesma.

Maiores informações através do e-mail: cursos@abraco.org.br ou pelo telefone (21) 2516-1962 ramal 33.

Instrutores

Evaldo dos Santos Ferreira

Evaldo dos Santos Ferreira

Técnico na área de Pintura Anticorrosiva desde 1982; qualificado desde Março de 1988 em Inspetor de Pintura N1; qualificado desde 1999 em Inspetor de Pintura N2. Atuou neste período em fabricantes de Tintas na área de Assistência Técnica e Empresas de Construção e Montagem de Manutenção na área de Controle de Qualidade. Possui Superior Incompleto em Química Industrial. Referências profissionais: Tintas Sumaré, Akzo Nobel, Odebrecht, Consórcio Integrar (Macaé/RJ).

Fernando de Loureiro Fragata

Fernando de Loureiro Fragata

Engenheiro Quimico; Inspetor de revestimentos anticorrosivos da NACE (USA); Pesquisador do Laboratório de Corrosão de CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; Coordenador do grupo I da Rede PATINA, projeto iberoamericano de corrosão desenvolvido pelo CYTED (Espanha); Autor de mais de 60 trabalhos apresentado em Congressos e Seminários nacionais e internacionais; Um dos autores do livro PATINA - Proteção Anticorrosiva de Metais na Atmosfera, editado pelo CYTED (Espanha); Membro das bancas de mestrado e doutorado da COPPE-UFRJ; Membro do comitê técnico de congressos Internacionais; Membro do SSPC (USA) - Steel Structures Painting Council.

Jeferson da Silva

Jeferson da Silva

Gerente de Contas Chaves - PETROBRAS/TRANSPETRO (Sherwin-Williams) Coordenador da Comissão de Estudo Pintura Industrial da ABNT-CB 43 ( Elaboração de Normas NBR - desde 2006 - Atualmente) Diretor Técnico da ABRACO ( Biênio 2007 e 2008 ) Instrutor do Curso de Qualificação de Inspetores de Pintura Industrial N-1 ( ABRACO - desde 1999 ) Instrutor do Curso de Qualificação Pintores e Encarregados de Pintura Industrial ( ABRACO ) Instrutor do Curso de Qualificação de Inspetores de Pintura Industrial N-1 ( SCT-Servícios y Capacitación Técnica - Buenos Aires-Argentina ) 2006 e 2007 Inspetor de Pintura Industrial N-1 qualificado pela PETROBRAS ( SEQUI nº5860 ) Desde 1993 Inspetor de Pintura Industrial N-2 qualificado pela PETROBRAS ( SEQUI nº5860 ) Desde 1998 Inspetor de Pintura Industrial N-1 ( SCT-Servícios y Capacitación Técnica - Buenos Aires-Argentina ) 2003

Segehal Matsumoto

Segehal Matsumoto

Químico Industrial, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialista em: Pintura naval - obras novas, reparos e manutenção de bordo; Pintura industrial e offshore; Pintura interna de tanques; Inspeção, diagnóstico, levantamento de dados de pintura industrial. Instrutor da ABRACO, do Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial - Níveis 1 e 2, desde 1986 (preparação de superfície, aplicação de tintas, aulas práticas, interpretação de Normas Petrobras, ABNT, ISO, SSPC, NACE). Outras experiências profissionais: Stoncor Group - Tintas Carboline - São Paulo/SP (1999-2001); Tintas Renner S/A - Kansai Marine Paints - JP | Divisão de tintas marítimas e manutenção (1995-1999); Tintas Internacional S/A - International Marine Coatings - UK | Technical Service Manager (1978-1994); Lithcote do Brasil S/A (revestimentos) - São Paulo/SP | Depto. Técnico - aplicador de revestimentos anticorrosivos (1971-1978). Viagens e outras informações: New Castle – International Paint - UK – diversos treinamentos técnicos focados em pintura marítima; Hyunday Shipyard – Coréia do Sul – Acompanhamento de docagem; Cingapura – Treinamento para aplicação de Self Polish Copolymer, antifouling em fundo de embarcação; Lisnave – Portugal – Acompanhamento de docagem; HDW – Hamburgo – Alemanha – Acompanhamento de docagem; Houston – EUA – Treinamento para aplicação de tinta epoxy sem solvente com airless spray duplo com aquecimento; Argentina – Estaleiro Tandanor (docagem) – Plataforma Henrique; Mosconi (manutenção e blindagem da proteção catódica).