Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1


Próxima turma: 10 Jul 2017 — 22 Jul 2017
Carga Horária: 96 horas
Endereço: Avenida Professor Almeida Prado, 532 - Butantã, São Paulo - SP, Brasil
Ver no Google Maps

Público alvo: empresas e profissionais ligados ao setor de tintas e pinturas industriais.

Objetivos

Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos para desempenhar a função de Inspetor de Pintura Industrial, e ainda possibilitar a qualificação, habilitando-os a zelar pelas ações de prevenção e detecção de defeitos de pintura industrial, como prescrito nas atividades exercidas pelo Inspetor de Pintura Industrial.

Metodologia

O Curso será realizado através de aulas expositivas com apresentação de projetor de multimídia, vídeos de treinamento, bem como estudo de casos práticos e exercícios.

Pré-requisito

Ensino Médio (2º grau) Completo.
É aconselhável ter experiência mínima de 12 meses em atividades de sistema de pintura ou especificação de tinta, aplicação com sistemas de pintura e controle de qualidade de pintura, pois é uma das exigências para a Qualificação (veja Guia do Candidato IPI – Documentos para download).

Programa

  • Corrosão
  • Conceituação de Pintura e Esquema
  • Constituintes de uma Tinta
  • Propriedades Fundamentais da Película
  • Mecanismo de Formação da Película
  • Principais Mecanismos de Proteção
  • Principais Veículos
  • Principais Pigmentos
  • Solventes e Diluentes
  • Principais Tintas
  • Preparação da Superfície para Pintura
  • Principais Métodos de Aplicação
  • Aplicação de Esquemas de Pintura
  • Esquemas de Pintura
  • Retoques em Esquemas de Pintura
  • Inspeção de Recebimento de Tintas
  • Controle de Qualidade
  • Falhas e Defeitos
  • Documentação do Sistema da Qualidade

Valor

Sócios: R$ 3.360,00
Não-sócios: R$ 4.200,00
Inclui: coffee break, material didático e certificado.

Formas de pagamento

As inscrições só poderão ser pagas através de boletos bancários (até 3 vezes para não sócios e até 4 vezes para sócios) ou cartão de crédito (até 10 vezes). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições. Os boletos ou o link para o pagamento por cartão de crédito somente será enviado para o candidato após o recebimento da documentação completa, pelo setor de cursos.

  • O resultado somente será enviado após o curso estar quitado
  • As vagas são limitadas (não reservamos vagas)

Boleto Bancário

Inscrições feitas até 28 de abril (somente para sócios) Inscrições feitas até 12 de maio Inscrições feitas de 13 de maio a 09 de junho Inscrições feitas a partir de 10 de junho

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

3º boleto: 60 dias

4º boleto: 90 dias

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

3º boleto: 60 dias

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

 

Boleto único: pagamento imediato

 

  • Desconto de 10% em pagamentos à vista no boleto bancário até o dia 09 de junho de 2017.

Cartão de crédito

O pagamento através do cartão de crédito será realizado através do site Pag Seguro. O parcelamento poder ser feito em até 10 vezes, sendo cobrada uma taxa de juros de 2,99 % ao mês.

Passo a passo para a inscrição

  1. Baixe a ficha de inscrição
  2. Preencha o documento, imprima e assine na segunda página desta ficha
  3. Envie a ficha com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante escolar para o seguinte e-mail: cursos@abraco.org.br

Se a ficha estiver preenchida corretamente, assinada e sua documentação completa, dependendo da disponibilidade de vagas, você receberá um e-mail no prazo de 2 (dois) dias úteis, confirmando sua inscrição juntamente com: os respectivos boletos para pagamento, nas condições especificadas acima, ou orientações para o pagamento por cartão de crédito. Sua matrícula é confirmada após o pagamento.

ATENÇÃO: a ficha de inscrição está disponível no site da ABRACO, e deve ser preenchida, datada, assinada pelo aluno e enviada, juntamente com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão do Ensino Médio (2º grau) ou Ensino Superior para o e-mail: cursos@abraco.org.br. Importante: Não será aceito declaração da instituição de ensino. A inscrição será feita somente com a apresentação de toda documentação solicitada.

Transferências

O aluno poderá solicitar transferência de turma (mediante envio do requerimento de transferência disponível no site) até o décimo dia que antecede o início do curso no qual está inscrito, mediante pagamento de taxa de 5% (cinco por cento) do valor total do curso. Em caso de pedido de transferência com prazo inferior a 10 (dez) dias do início do curso, será cobrada uma taxa de 10% (dez por cento) do valor total do curso. A transferência para outra turma dependerá da disponibilidade de vagas. O aluno terá o prazo de 6 meses para realizar o curso, a contar da data de início do curso de origem. Após este prazo será dado como desistência, não havendo reembolso do valor pago. Não será aceito pedido de transferência após o início do curso em que foi inscrito.

Informações gerais

É reservado a ABRACO o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá substituí-los a qualquer momento e a critério da mesma.

Maiores informações através do e-mail: cursos@abraco.org.br ou pelo telefone (21) 2516-1962 ramal 33.

Instrutores

Anna Ramus Moreira

Anna Ramus Moreira

Bacharelado em Química e graduação em Química Industrial, ambos pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1990) e Mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2002). É Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT desde setembro de 1991. Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em Corrosão e Revestimentos Metálicos e Orgânicos. Atua principalmente nos seguintes temas: corrosão, tratamentos de superfície, lixiviação de produtos de corrosão em dutos de transporte de etanol, corrosão atmosférica, ligas zinco/alumínio, biocombustíveis, inibidores voláteis de corrosão e restauro. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, presta assessoria em corrosão e proteção e presta serviços tecnológicos para o setor produtivo.

Atividades Científicas

29 trabalhos publicados

23 participações em congressos

mais de 300 relatórios técnicos emitidos

Celso Gnecco

Celso Gnecco

Engenheiro Químico formado em 1974 pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz em São Paulo/SP Cursos de pós-graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em Corrosão, Polímeros, Papel & Celulose e Refinação de Petróleo. Ex-chefe do Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Tintas do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas, onde trabalhou de 1969 à 1990. Gerente de Treinamento Técnico da Sherwin-Williams-Unidade Sumaré, desde 1990. Ex-Presidente da Comissão de Métodos de Ensaios em Tintas da ABNT Professor da ABRACO - Associação Brasileira de Corrosão no Curso Inspetor de Pintura Nível I em São Paulo/IPT, desde 2007. Professor da ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Curso de Tecnologia em Tintas, desde 1993. Membro da diretoria da ABRACO no biênio 92/93. Membro do Conselho Consultivo e Deliberativo da ABRACO nos biênios 93/95, 96/97 e 98/99 . Autor da publicação IPT 1558 - PINTURA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (1984). Co-autor: PUBLICAÇÃO TÉCNICA PT 07 - Núcleo de Tecnologia da Construção Metálica / Escola Politécnica da USP-FDTE - PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO. Co-autores: Ubiraci E. L de Souza e Antonio D. de Figueiredo (1988). Co-autor: APOSTILA TÉCNICA e CARTILHA DO PINTOR - Pinturas Ypiranga. Co-autor: Fernando Fernandes (1989).§ Co-autor: Livro da ABRAFATI - TINTAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA (1ª a 4ª edições de 1993 a 2009). Co-autor: Livro “ESTRUTURAS DE AÇO”- CONCEITOS, TÉCNICAS E LINGUAGEM- Autor – Luís Andrade De Mattos Dias - Editora Zigurate. (1997) Co-autor: Livro Tratamento de Superfície e Pintura – Publicação IBS/CBCA da série Manual de Construção em Aço. Co-autores R.Mariano e F.Fernandes (2003). Autor das “Historinhas do Pincelzinho” publicadas na revista “Pintura Industrial” da Editora Ávila-Agnelo”

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes

Especialista em Pintura Anticorrosiva. Curso de Engenharia Química (5º incompleto) pela Faculdade Oswaldo Cruz – São Paulo/SP. Técnico Químico (CRQ) – Formação no Colégio do Carmo em Santos/SP (1980). Instrutor da ABRACO (2008 até hoje). Supervisor de Projetos na International Paint (2005 até hoje) Assistente de Serviços à cliente na Sherwin-Williams (1996 – 2004). Supervisor de Controle de Qualidade na empresa de pintura GRC (1995). Técnico Químico no Laboratório de Tintas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT (1984 – 1994). Presidente de grupos na ABNT

Publicações (Co-autor): 2004 Tintas & Vernizes – ABRAFATI (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 2004 Apostila Técnica – Tintas SUMARÉ (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 2003 Tratamento de Superfície e Pintura – IBS e CBCA (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes 2001 Manual do Vendedor – Tintas Sumaré - (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 1994 Manual de Pintura – IPT (Godofredo E. Winnischofer, Lígia A. A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1993 Cartilha do Pintor – Pinturas Ypiranga S/A (Celso Gnecco e Fernando Fernandes); 1992 Desempenho de Sistemas de Pintura – ABRACO/IPT (Lígia A.A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1991 Manual de Pintura – ELETROPAULO (Celso Gnecco, Lígia A. A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1990 Guia do Pintor – Pinturas Ypiranga S/A, Autores (Celso Gnecco e Fernando Fernandes).

Márcio Bispo de Almeida

Márcio Bispo de Almeida

Técnico em Metalurgia – Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo. 2010-hoje – Técnico especializado nível três – IPT. Exerce atividade de coordenação de equipes no laboratório de corrosão, execução e desenvolvimento de ensaios na área de corrosão e proteção, inspeção e montagem de ensaios em campo, avaliação de pintura em instalações e equipamentos, ensaios físicos em tintas liquida, aplicação de revestimentos, avaliação de sistemas de proteção catódica, avaliação de processos e produtos para indústrias de galvanoplastia, instrutor para troca de cupons em tubulações de empresas petroquimicas. 2010-hoje – Instrutor da ABRACO no curso para qualificação de inspetores de pintura industrial nível 1 – ministra treinamento pratico e teórico nas aulas de falhas e defeitos em pintura industrial e ensaios. 2006-2010 – Técnico em metalurgia – Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas - FIPT. Execução de ensaios acelerados de corrosão, ensaios em tintas liquidas, ensaios em revestimentos orgânicos e inorgânicos, ensaios em tubulações de petróleo e derivados (corrosão interna e externa de dutos); 1999-2005 – Técnico em metalurgia nível um – Fundação André Tosello. Execução de ensaios acelerados de corrosão, ensaios em tintas liquidas, ensaios em revestimentos orgânicos e inorgânicos.

Neusvaldo Lira de Almeida

Neusvaldo Lira de Almeida

Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1995) e mestrado em Metalurgia e Materiais pela Universidade de São Paulo (2002).Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Corrosão e Proteção Materiais Metálicos. Atua principalmente, nos seguintes temas: Inibidores de Corrosão, Tintas Ecológicas, Tintas a Base de água.

Roberto Mariano

Roberto Mariano

Bacharel em Física, graduado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - USP , em 1980.Trabalhou durante dez anos no Laboratório de Tintas e Vernizes da Divisão de Química e Eng. Química do IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO S/A, iniciando em abril de 1975, saindo em junho de 1985.Foi o responsável pela Assistência Técnica da Tintas Sumaré e posteriormente Sherwin-Willliams do Brasil, durante 20 anos, e nos últimos 15 anos foi o Gerente de Produtos e Serviços a Clientes, tendo iniciado em junho de 1985 e saído em maio de 2005. Participou e tem participado de Seminários, Cursos e Palestras Técnicas como palestrante e instrutor na área de Tintas e Pintura anticorrosiva, desde 1978. Na INTERNATIONAL PAINT, desde outubro de 2005, exerceu a função de Supervisor de Projetos no Protective Coatings até dezembro de 2015.

Victor Solymossy

Victor Solymossy

Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Química pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Centro de Pesquisas da Petrobras, onde atua na pesquisa, desenvolvimento e implementação de tecnologias de preparação de superfície e revestimentos orgânicos anticorrosivos, bem como na execução de análise de falhas e atendimento às demandas específicas dos órgãos da Petrobras. Membro da Subcomissão de Normas de Pintura e Revestimentos Anticorrosivos da Petrobras, Chairman do Coatings Standards Subcommittee da iOGP e especialista participante de alguns projetos de norma da ISO.