Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1


Próxima turma: 18 Sep 2017 — 29 Sep 2017
Carga Horária: 88 horas
Endereço: Av. Profa. Arlete Ribeiro José - São José do Barreto, Macaé - RJ, Brasil
Ver no Google Maps

Público alvo: empresas e profissionais ligados ao setor de tintas e pinturas industriais.

Objetivos

Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos para desempenhar a função de Inspetor de Pintura Industrial, e ainda possibilitar a qualificação, habilitando-os a zelar pelas ações de prevenção e detecção de defeitos de pintura industrial, como prescrito nas atividades exercidas pelo Inspetor de Pintura Industrial.

Metodologia

O Curso será realizado através de aulas expositivas com apresentação de projetor de multimídia, vídeos de treinamento, bem como estudo de casos práticos e exercícios.

Pré-requisito

Ensino Médio (2º grau) Completo.
É aconselhável ter experiência mínima de 12 meses em atividades de sistema de pintura ou especificação de tinta, aplicação com sistemas de pintura e controle de qualidade de pintura, pois é uma das exigências para a Qualificação (veja Guia do Candidato IPI – Documentos para download).

Programa

  • Corrosão
  • Conceituação de Pintura e Esquema
  • Constituintes de uma Tinta
  • Propriedades Fundamentais da Película
  • Mecanismo de Formação da Película
  • Principais Mecanismos de Proteção
  • Principais Veículos
  • Principais Pigmentos
  • Solventes e Diluentes
  • Principais Tintas
  • Preparação da Superfície para Pintura
  • Principais Métodos de Aplicação
  • Aplicação de Esquemas de Pintura
  • Esquemas de Pintura
  • Retoques em Esquemas de Pintura
  • Inspeção de Recebimento de Tintas
  • Controle de Qualidade
  • Falhas e Defeitos
  • Documentação do Sistema da Qualidade

Valor

Sócios: R$ 3.360,00
Não-sócios: R$ 4.200,00
Inclui: coffee break, material didático e certificado.

Formas de pagamento

As inscrições só poderão ser pagas através de boletos bancários (até 3 vezes para não sócios e até 4 vezes para sócios) ou cartão de crédito (até 10 vezes). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições. Os boletos ou o link para o pagamento por cartão de crédito somente será enviado para o candidato após o recebimento da documentação completa, pelo setor de cursos.

  • O resultado somente será enviado após o curso estar quitado
  • As vagas são limitadas (não reservamos vagas)

Boleto Bancário

Inscrições feitas até 14 de julho (somente para sócios) Inscrições feitas até 21 de julho Inscrições feitas até dia 18 de agosto Inscrições feitas a partir de 19 de agosto

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

3º boleto: 60 dias

4º boleto: 90 dias

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

3º boleto: 60 dias

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

 

Boleto único: pagamento imediato

 

  • Desconto de 10% em pagamentos à vista no boleto bancário até o dia 18 de agosto de 2017.

Cartão de crédito

O pagamento através do cartão de crédito será realizado através do site Pag Seguro. O parcelamento poder ser feito em até 10 vezes, sendo cobrada uma taxa de juros de 2,99 % ao mês.

Passo a passo para a inscrição

  1. Baixe a ficha de inscrição
  2. Preencha o documento, imprima e assine na segunda página desta ficha
  3. Envie a ficha com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante escolar para o seguinte e-mail: cursos@abraco.org.br

Se a ficha estiver preenchida corretamente, assinada e sua documentação completa, dependendo da disponibilidade de vagas, você receberá um e-mail no prazo de 2 (dois) dias úteis, confirmando sua inscrição juntamente com: os respectivos boletos para pagamento, nas condições especificadas acima, ou orientações para o pagamento por cartão de crédito. Sua matrícula é confirmada após o pagamento.

ATENÇÃO: a ficha de inscrição está disponível no site da ABRACO, e deve ser preenchida, datada, assinada pelo aluno e enviada, juntamente com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão do Ensino Médio (2º grau) ou Ensino Superior para o e-mail: cursos@abraco.org.br. Importante: Não será aceito declaração da instituição de ensino. A inscrição será feita somente com a apresentação de toda documentação solicitada.

Transferências

O aluno poderá solicitar transferência de turma (mediante envio do requerimento de transferência disponível no site) até o décimo dia que antecede o início do curso no qual está inscrito, mediante pagamento de taxa de 5% (cinco por cento) do valor total do curso. Em caso de pedido de transferência com prazo inferior a 10 (dez) dias do início do curso, será cobrada uma taxa de 10% (dez por cento) do valor total do curso. A transferência para outra turma dependerá da disponibilidade de vagas. O aluno terá o prazo de 6 meses para realizar o curso, a contar da data de início do curso de origem. Após este prazo será dado como desistência, não havendo reembolso do valor pago. Não será aceito pedido de transferência após o início do curso em que foi inscrito.

Informações gerais

É reservado a ABRACO o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá substituí-los a qualquer momento e a critério da mesma.

Maiores informações através do e-mail: cursos@abraco.org.br ou pelo telefone (21) 2516-1962 ramal 33.

Instrutores

Fernando de Loureiro Fragata

Fernando de Loureiro Fragata

Engenheiro Quimico; Inspetor de revestimentos anticorrosivos da NACE (USA); Pesquisador do Laboratório de Corrosão de CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; Coordenador do grupo I da Rede PATINA, projeto iberoamericano de corrosão desenvolvido pelo CYTED (Espanha); Autor de mais de 60 trabalhos apresentado em Congressos e Seminários nacionais e internacionais; Um dos autores do livro PATINA - Proteção Anticorrosiva de Metais na Atmosfera, editado pelo CYTED (Espanha); Membro das bancas de mestrado e doutorado da COPPE-UFRJ; Membro do comitê técnico de congressos Internacionais; Membro do SSPC (USA) - Steel Structures Painting Council.

Gerson Vianna Vieira

Gerson Vianna Vieira

Pesquisador do Laboratório Corrosão, Controle de Qualidade em Tintas e Revestimentos (CENPES - Centro de Pesquisas da Petrobras). Inspetor de Pintura Níveis I e II (PETROBRAS). Instrutor do Curso da ABRACO para a qualificação de Inspetores de Pintura Industrial Nível I. Membro da Comissão de Estudo de Pintura Anticorrosiva do CB 43 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Jeferson da Silva

Jeferson da Silva

Gerente de Contas Chaves - PETROBRAS/TRANSPETRO (Sherwin-Williams) Coordenador da Comissão de Estudo Pintura Industrial da ABNT-CB 43 ( Elaboração de Normas NBR - desde 2006 - Atualmente) Diretor Técnico da ABRACO ( Biênio 2007 e 2008 ) Instrutor do Curso de Qualificação de Inspetores de Pintura Industrial N-1 ( ABRACO - desde 1999 ) Instrutor do Curso de Qualificação Pintores e Encarregados de Pintura Industrial ( ABRACO ) Instrutor do Curso de Qualificação de Inspetores de Pintura Industrial N-1 ( SCT-Servícios y Capacitación Técnica - Buenos Aires-Argentina ) 2006 e 2007 Inspetor de Pintura Industrial N-1 qualificado pela PETROBRAS ( SEQUI nº5860 ) Desde 1993 Inspetor de Pintura Industrial N-2 qualificado pela PETROBRAS ( SEQUI nº5860 ) Desde 1998 Inspetor de Pintura Industrial N-1 ( SCT-Servícios y Capacitación Técnica - Buenos Aires-Argentina ) 2003

Segehal Matsumoto

Segehal Matsumoto

Químico Industrial, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialista em: Pintura naval - obras novas, reparos e manutenção de bordo; Pintura industrial e offshore; Pintura interna de tanques; Inspeção, diagnóstico, levantamento de dados de pintura industrial. Instrutor da ABRACO, do Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial - Níveis 1 e 2, desde 1986 (preparação de superfície, aplicação de tintas, aulas práticas, interpretação de Normas Petrobras, ABNT, ISO, SSPC, NACE). Outras experiências profissionais: Stoncor Group - Tintas Carboline - São Paulo/SP (1999-2001); Tintas Renner S/A - Kansai Marine Paints - JP | Divisão de tintas marítimas e manutenção (1995-1999); Tintas Internacional S/A - International Marine Coatings - UK | Technical Service Manager (1978-1994); Lithcote do Brasil S/A (revestimentos) - São Paulo/SP | Depto. Técnico - aplicador de revestimentos anticorrosivos (1971-1978). Viagens e outras informações: New Castle – International Paint - UK – diversos treinamentos técnicos focados em pintura marítima; Hyunday Shipyard – Coréia do Sul – Acompanhamento de docagem; Cingapura – Treinamento para aplicação de Self Polish Copolymer, antifouling em fundo de embarcação; Lisnave – Portugal – Acompanhamento de docagem; HDW – Hamburgo – Alemanha – Acompanhamento de docagem; Houston – EUA – Treinamento para aplicação de tinta epoxy sem solvente com airless spray duplo com aquecimento; Argentina – Estaleiro Tandanor (docagem) – Plataforma Henrique; Mosconi (manutenção e blindagem da proteção catódica).