Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 2


Próxima turma: 22 May 2017 — 26 May 2017
Carga Horária: 40 horas
Endereço: Avenida Professor Almeida Prado, 532 - Butantã, São Paulo - SP, Brasil
Ver no Google Maps

Público alvo: empresas e profissionais ligados ao setor de tintas e pinturas industriais.

Objetivos

Dar aos participantes conhecimentos que possibilitem a qualificação de acordo com a Norma ABNT NBR 15218, permitindo-os executar todas as atividades de Inspetor de Pintura Industrial de Nível 1, acrescidas daquelas que requeiram maior nível de escolaridade, experiência e capacidade de interpretação de resultados, como prescrito nas atividades exercidas pelo Inspetor de Pintura Industrial Nível 2 contidas na referida Norma.

Metodologia

O Curso será realizado através de aulas expositivas com apresentação de projetor de multimídia, vídeos de treinamento, bem como estudo de casos práticos e exercícios.

Pré-requisito

Ter concluído com aprovação o Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1 da ABRACO.

Programa

  • Processos de metalização
  • Caracterização e propriedades das tintas e certificado de qualidade
  • Conhecimentos dos ensaios de laboratório para tintas industriais
  • Propriedades das tintas e películas
  • Ações corretivas de falhas e defeitos
  • Relatório de recebimento de tintas;
  • Relatório das condições climáticas;
  • Limpeza de superfície;
  • Teste de salinidade;
  • Teste de determinação da Limpeza da Superfície;
  • Inspeção visual dos cordões de solda, cantos vivos, strip coat;
  • Normalização Técnica: tipos de normas técnicas, estrutura de uma norma técnica
  • Documentação do Sistema da Qualidade:
    • características da documentação;
    • elaboração e comentários de procedimento de aplicação e inspeção;
    • elaboração e comentários de planos de inspeção;
    • elaboração e comentários de plano de calibração de equipamentos;
    • fichas de controle de calibração de instrumentos;
    • relatório de inspeção de pintura (RIP);
    • relatório de não conformidade (RNC);
    • elaboração de listas de verificação;
    • elaboração de relatório final dos serviços de pintura (databook);

Valor

Sócios: R$ 2.400,00
Não-sócios: R$ 3.000,00
Inclui: coffee break, material didático e certificado.

Formas de pagamento

As inscrições só poderão ser pagas através de boletos bancários (até 3 vezes para não sócios e até 4 vezes para sócios) ou cartão de crédito (até 10 vezes). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições. Os boletos ou o link para o pagamento por cartão de crédito somente será enviado para o candidato após o recebimento da documentação completa, pelo setor de cursos.

  • O resultado somente será enviado após o curso estar quitado
  • As vagas são limitadas (não reservamos vagas)

Boleto Bancário

Inscrições feitas até 17 de março (somente para sócios) Inscrições feitas até 24 de março Inscrições feitas de 25 de março a 21 de abril Inscrições feitas a partir de 22 de abril

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

3º boleto: 60 dias

4º boleto: 90 dias

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

3º boleto: 60 dias

1º boleto: pagamento imediato

2º boleto: 30 dias

Boleto único: pagamento imediato

  • Desconto de 10% em pagamentos à vista no boleto bancário até o dia 21 de abril de 2017.

Cartão de crédito

O pagamento através do cartão de crédito será realizado através do site Pag Seguro. O parcelamento poder ser feito em até 10 vezes, sendo cobrada uma taxa de juros de 2,99 % ao mês.

Passo a passo para a inscrição

  1. Baixe a ficha de inscrição
  2. Preencha o documento, imprima e assine na segunda página da ficha
  3. Envie a ficha com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de aprovação do Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1 da ABRACO para o seguinte e-mail: cursos@abraco.org.br

Se a ficha estiver preenchida corretamente, assinada e sua documentação completa, dependendo da disponibilidade de vagas, você receberá um e-mail no prazo de 2 (dois) dias, confirmando sua inscrição juntamente com: os respectivos boletos para pagamento, nas condições especificadas acima, ou orientações para o pagamento por cartão de crédito. Sua matrícula é confirmada após o pagamento.

ATENÇÃO: a ficha de inscrição está disponível no site da ABRACO, e deve ser preenchida, datada, assinada pelo aluno e enviada, juntamente com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de aprovação do Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1 da ABRACO para o e-mail: cursos@abraco.org.br. A inscrição será feita somente com a apresentação de toda documentação solicitada.

Transferências

O aluno poderá solicitar transferência de turma (mediante envio do requerimento de transferência disponível no site) até o décimo dia que antecede o início do curso no qual está inscrito, mediante pagamento de taxa de 5% (cinco por cento) do valor total do curso. Em caso de pedido de transferência com prazo inferior a 10 (dez) dias do início do curso, será cobrada uma taxa de 10% (dez por cento) do valor total do curso. A transferência para outra turma dependerá da disponibilidade de vagas. O aluno terá o prazo de 6 meses para realizar o curso, a contar da data de início do curso de origem. Após este prazo será dado como desistência, não havendo reembolso do valor pago. Não será aceito pedido de transferência após o início do curso em que foi inscrito.

Informações gerais

É reservado a ABRACO o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério da mesma.

Maiores informações através do e-mail: cursos@abraco.org.br ou pelo telefone (21) 2516-1962 ramal 33.

Instrutores

Celso Gnecco

Celso Gnecco

Engenheiro Químico formado em 1974 pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz em São Paulo/SP Cursos de pós-graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em Corrosão, Polímeros, Papel & Celulose e Refinação de Petróleo. Ex-chefe do Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Tintas do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas, onde trabalhou de 1969 à 1990. Gerente de Treinamento Técnico da Sherwin-Williams-Unidade Sumaré, desde 1990. Ex-Presidente da Comissão de Métodos de Ensaios em Tintas da ABNT Professor da ABRACO - Associação Brasileira de Corrosão no Curso Inspetor de Pintura Nível I em São Paulo/IPT, desde 2007. Professor da ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Curso de Tecnologia em Tintas, desde 1993. Membro da diretoria da ABRACO no biênio 92/93. Membro do Conselho Consultivo e Deliberativo da ABRACO nos biênios 93/95, 96/97 e 98/99 . Autor da publicação IPT 1558 - PINTURA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (1984). Co-autor: PUBLICAÇÃO TÉCNICA PT 07 - Núcleo de Tecnologia da Construção Metálica / Escola Politécnica da USP-FDTE - PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO. Co-autores: Ubiraci E. L de Souza e Antonio D. de Figueiredo (1988). Co-autor: APOSTILA TÉCNICA e CARTILHA DO PINTOR - Pinturas Ypiranga. Co-autor: Fernando Fernandes (1989).§ Co-autor: Livro da ABRAFATI - TINTAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA (1ª a 4ª edições de 1993 a 2009). Co-autor: Livro “ESTRUTURAS DE AÇO”- CONCEITOS, TÉCNICAS E LINGUAGEM- Autor – Luís Andrade De Mattos Dias - Editora Zigurate. (1997) Co-autor: Livro Tratamento de Superfície e Pintura – Publicação IBS/CBCA da série Manual de Construção em Aço. Co-autores R.Mariano e F.Fernandes (2003). Autor das “Historinhas do Pincelzinho” publicadas na revista “Pintura Industrial” da Editora Ávila-Agnelo”

Fábio Kränkel

Fábio Kränkel

CHEFE da seção de Serviço ao Cliente da WEG Tintas desde 2013. QUÍMICO INDUSTRIAL formado pelo CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional em 2006. INSPETOR DE PINTURA INDUSTRIAL – Nível 2, qualificado desde 2004. COATING INSPECTOR – Level II NACE, qualificado desde 2011. MEMBRO do Comitê Brasileiro de Corrosão – ABNT/CB-43 – desde 2005. COORDENADOR TÉCNICO do Grupo de Trabalho de Painéis Elétricos (GT) nomeado pelo CB-43 em 2015. MEMBRO do Comitê Técnico do SBPA – Seminário Brasileiro de Pintura Anticorrosiva em 2015.

Roberto Mariano

Roberto Mariano

Bacharel em Física, graduado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - USP , em 1980.Trabalhou durante dez anos no Laboratório de Tintas e Vernizes da Divisão de Química e Eng. Química do IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO S/A, iniciando em abril de 1975, saindo em junho de 1985.Foi o responsável pela Assistência Técnica da Tintas Sumaré e posteriormente Sherwin-Willliams do Brasil, durante 20 anos, e nos últimos 15 anos foi o Gerente de Produtos e Serviços a Clientes, tendo iniciado em junho de 1985 e saído em maio de 2005. Participou e tem participado de Seminários, Cursos e Palestras Técnicas como palestrante e instrutor na área de Tintas e Pintura anticorrosiva, desde 1978. Na INTERNATIONAL PAINT, desde outubro de 2005, exerceu a função de Supervisor de Projetos no Protective Coatings até dezembro de 2015.