Furnas Centrais Elétricas

furnasCriada em 1957 com o objetivo de construir e operar a primeira usina hidrelétrica de grande porte no Brasil (1216 MW), hoje é uma Empresa da administração indireta do Governo Federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e controlada pela ELETROBRÁS. Seu desafio era sanar a grande crise energética que ameaçava de colapso, em meados da década de 50, os três principais centros sócioeconômicos brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Em 1971, transferida a Sede para o Rio de Janeiro, passou a ter como proposta: construir um conjunto de centrais elétricas. Conta, hoje, com um complexo de dez usinas hidrelétricas e duas termelétricas, totalizando uma potência de 9.290 MW. Na sua área de atuação vive 50% da população brasileira e com um consumo maior que 2/3 da energia produzida em todo o Brasil.

Atua no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Além disto os serviços de eletricidade de Itaipu passaram a ser feitos por FURNAS (cerca de 83%) e pela Eletrosul.

Desde 1992, a Empresa vem apresentando índices de confiabilidade em nível internacional: 99,99%.

http://www.furnas.com.br