Padrões de limpeza SP11 e St3
Influência no desempenho dos esquemas de pintura
Fernando Loureiro de Fragata / Alberto Ordine
CEPEL
Resumo
A preparação de superfície é uma das etapas mais importantes para que um esquema de pintura apresente o desempenho esperado, principalmente no que diz respeito ao aspecto da proteção anticorrosiva. Na palestra a ser apresentada serão mostrados os resultados de um estudo que está sendo realizado pelo CEPEL, o qual visa avaliar o efeito do grau de limpeza SSPC-SP 11 (tratamento com ferramentas mecânicas ao metal branco e perfil de ancoragem mínimo de 25 µm) no desempenho de tintas e de esquemas de pintura. Para fins de comparação, os mesmos revestimentos foram aplicados sobre superfícies ferrosas com graus de limpeza CSt3 (tratamento com pistola de agulhas) ASa3 e CSa3 (jateamento abrasivo com granalha de aço). Também serão apresentadas considerações técnicas sobre as ferramentas mecânicas utilizadas na preparação de superfície.
Fernando Loureiro de Fragata
Fernando de L. Fragata, engenheiro químico, formado em 1976 pela UFRRJ, pesquisador do CEPEL- Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, desde 1979. Instrutor do curso de Formação de Inspetores de Pintura da ABRACO desde 1987 e membro da SSPC (USA). Co-autor do livro “Proteção de Metais na Atmosfera”, editado na Espanha, no âmbito do Projeto CYTED. Possui mais de 120 trabalhos publicados em Congressos e Revistas Técnicas de Corrosão, sendo que alguns deles foram premiados por importantes Associações Técnicas, no Brasil e no exterior.
Alberto Ordine
Alberto Pires Ordine, engenheiro químico, formado em 1997 pela UFRJ. Concluiu mestrado (2000) e doutorado (2004) no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ, na área de corrosão. Atuou como professor universitário, ministrando aulas de química geral para cursos de Engenharia e como pesquisador na área de eletroquímica na Divisão de Metrologia Química do INMETRO. Desde 2006, é pesquisador do CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, na área de corrosão e possui aproximadamente 40 trabalhos técnicos publicados em Congressos e Revistas Técnicas nas áreas de Corrosão, Eletroquímica e Catálise.