Revisão da Norma ABNT NBR 15218

A Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO vem por meio deste comunicado informar que a norma ABNT NBR 15218, documento que norteia o processo de qualificação e certificação de Inspetores de Pintura Industrial, encontra-se em revisão na Comissão de Estudo de Pintura Industrial do Comitê Brasileiro de Corrosão – CB-43. Dentre as diversas propostas de alteração da Norma, podemos citar a revisão do processo de recertificação dos referidos profissionais, além de alterações no processo de manutenção da certificação. O processo de revisão de Normas brasileiras, junto a ABNT, consiste das seguintes etapas:

 

1) identificação da necessidade de revisão da Norma;

2) elaboração do projeto de revisão de Norma;

3) consulta nacional;

4) análise do resultado da consulta nacional e

5) publicação.

 

As etapas acima totalizam um período mínimo de 6 (seis) meses para o término deste processo. Com isso, a ABRACO esclarece a todos os interessados que, até que seja concluído todo o processo de revisão da Norma de qualificação e certificação de Inspetores de Pintura Industrial, o processo de recertificação continuará sendo baseado nos critérios definidos na revisão vigente da norma ABNT NBR 15218:2010. Sendo assim, antes do término da validade da certificação, os profissionais devem solicitar o respectivo exame de recertificação.

Em caso de dúvidas, solicitamos que entrem em contato com o setor de certificação da ABRACO: qualificacao@abraco.org.br / (21) 2516-1962 ramal 29.