Revisão dos Processos de Recertificação do SNQC-CP

A Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO comunica a todos os interessados que o Conselho de Certificação, em reunião ocorrida em novembro de 2013, aprovou a alteração dos processos de recertificação de Inspetores de Pintura Industrial Níveis 1 e 2. Desta maneira, os processos foram alterados para a seguinte metodologia:

I) Exame de recertificação de Inspetores de Pintura Industrial Nível 1: realização de 3 (três) provas práticas de campo escolhidas aleatoriamente dentre a seguinte relação:
a) PC-01: Inspeção visual de superfícies de aço para pintura ou repintura;
b) PC-02: Estados iniciais de corrosão e preparo de superfície;
c) PC-04: Medição de espessura;
d) PC-05: Teste de aderência;
e) PC-06: Medição de rugosidade;
f) PC-07: Teste de descontinuidade de película.

Com isso, a prova de Estudo de Casos foi excluída do exame de recertificação de Inspetores de Pintura Industrial Nível 1.

II) Exame de recertificação de Inspetores de Pintura Industrial Nível 2: realização das provas PO-01 (estabelecimento de esquemas de pintura) e PO-03 (análise de procedimento de execução de pintura).

Ressaltamos que estas alterações são válidas para os processos de recertificação que se iniciam a partir de janeiro de 2014. Com isso, os candidatos que já se encontram em processo deverão terminar os mesmos pela metodologia antiga. Informamos também que as respectivas instruções aos candidatos revisadas (II-010: Recertificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1 – Instruções aos candidatos e II-012: Recertificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 2 – Instruções aos candidatos) já se encontram disponíveis no site da ABRACO (https://www.abraco.org.br/site/documentos).

Em caso de dúvidas, solicitamos que entre em contato com o setor de certificação da ABRACO: qualificacao@abraco.org.br / (21) 2516-1962 (ramal 29).