O Padrão de Integridade de Dutos (PID) da Petrobras foi implementado hácerca de 12 anos, com o objetivo aumentar a segurança na operação de oleodutos e gasodutos, sofrendo no decorrer desses anosconstantesatualizações até a formatação do atual Programa de Gerenciamento de Integridade (PGI) de dutos enterrados.
Com o surgimento do Regulamento Técnico De Dutos Terrestres Para Movimentação De Petróleo, Derivados E Gás Natural (RTDT) emitido pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), em fevereiro/2011, o gerenciamento da corrosão em dutos passou a ser regulamentado. Com isso, as empresas operadoras de dutos de transporte são obrigadas a atender aos requisitos estabelecidos para o controle da corrosão em seus dutos.
Este trabalhoapresenta as técnicas e práticas de gestão adotadas pela TRANSPETRO, dentro do seu PGI, relativas ao tema controle de corrosão em dutos, abordando o RTDT nos capítulos II (Avaliação de Risco), VI (Controle da Corrosão) e VIII (Gerenciamento da Integridade).